Agora é obrigatório

87 procedimentos são incluídos nas coberturas mínimas dos planos de saúde

Juliana Gelatti

"

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu, em outubro, incluir 87 procedimentos nas coberturas mínimas obrigatórias dos planos de saúde em todo o país.

Com isso, desde ontem, os quase 50 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e quase 20 milhões de usuários de assistência odontológica já têm direito aos novos recursos, que incluem 50 novos exames, consultas e cirurgias, além do custeio de 37 medicamentos usados no tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer (veja no quadro os principais itens incluídos).

Agora, mesmo nos planos mais básicos, com a mensalidade mais barata entre as opções oferecidas, é possível fazer o tratamento contra o câncer em casa, aumentando o conforto do paciente e reduzindo a necessidade de internação, o que facilita o tratamento de quem não tem acesso a hospitais em sua cidade. Outras novidades são a ampliação dos serviços de saúde como consultas de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e dezenas de tipos de cirurgias por vídeo.

O vice-presidente da Unimed Santa Maria, Mario José do Canto, afirma que, entre as cirurgias por vídeo incluídas pela ANS, algumas já são contempladas por parte dos planos de saúde.

Porém, os procedimentos que mais devem pesar no orçamento das operadoras são as cirurgias na coluna por radiofrequência e a distribuição de medicamentos para tratamento do câncer em casa. O cálculo é que as despesas das operadoras aumentem entre 2,5% a 3% com a inclusão.

_ A Unimed já está preparada para oferecer esses serviços. Alguns deles, inclusive, já vinham sendo liberados há um mês. Porém, assim como em outros procedimentos, a autorização desses novos serviços passará por critérios _ explica o médico.

No caso dos medicamentos contra o câncer, uma preocupação dos médicos é como será o uso dos remédios, já que são medicamentos com muitas contraindicações e efeitos colaterais.

A cada dois anos, a ANS revisa os procedimentos que devem ser cobertos pelos planos. Este ano, a revisão teve como base uma consulta pública feita entre junho e agosto de 2013.

>>> Cobrança
>>> Itens

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo supermercado abre na Rua Sete de Setembro em Santa Maria

Próximo

Agudo passará a receber ICMS da Hidrelétrica Dona Francisca

Economia